
O Recifest – Festival de Cinema da Diversidade Sexual e de Gênero divulgou os 26 curtas-metragens que compõem as mostras competitivas de sua 11ª edição, que acontece de 23 de setembro a 5 de outubro de 2025, com programação no Recife e nas Terras Indígenas Pankararu (Tacaratu e Jatobá, no sertão de Pernambuco), além de atividades online.
As sessões competitivas serão realizadas de 23 a 27 de setembro, no Cinema São Luiz, reunindo obras de 13 estados brasileiros (AL, BA, CE, DF, GO, PA, PB, PE, PR, RJ, RS, SP e TO). Esta edição registrou o maior número de inscrições da história do festival: 271 filmes, dos quais foram selecionados 16 ficções, seis documentários, três animações e um híbrido.
Os curtas refletem a pluralidade da produção audiovisual contemporânea, com equipes formadas por pessoas cis, trans, travestis, não-binárias e de diferentes identidades raciais e étnicas. As obras abordam temas como afetos e relações LGBTQIAPN+, questões de gênero, sexualidade, ancestralidade indígena e afro-brasileira, enfrentamento à violência, lutas por direitos e narrativas experimentais que exploram novas linguagens no cinema.
Seis filmes concorrem ao Prêmio de Melhor Filme Pernambucano e outros 20 ao Prêmio de Melhor Filme Nacional. A curadoria das mostras competitivas foi formada por Galba Gogoya, Graciela Guarani e Davi Barros.
O Recifest é realizado pela Olinda Produções e pela Casa de Cinema de Olinda, com incentivo do Funcultura e apoio da Fundarpe, Secretaria de Cultura e Governo de Pernambuco.
Confira a lista completa dos selecionados no perfil do instagram @recifestoficial
MINIBIOS – EQUIPE CURADORIA – FOTO E MINIBIO



Graciela Guarani é produtora Cultural, diretora, roteirista e curadora. Direção, roteiro e fotografia em obras autorais e de indústria, destaque para Sekhdese e “ My Blood is Red. Direção na segunda temporada da série “Cidade Invisível” (NETFLIX) 2023. Diretora criativa no Game e animação “Tekoha – entre as Estrelas” (SPLIT). Roteirista e diretora na série “Histórias Impossíveis” (2023) – GLOBO. Conselheira da rede Katahirine. Autora da obra fotográfica “Xe Ñe`e, e co-produtora na obra audiovisual expositiva “Hibrida”, na galeria Claudia Andujar. Inhotim.
Davi Barros é curador, pesquisador e graduado em Cinema e Audiovisual pela UNIAESO. Atualmente, é mestrando no PPGCOM / UFPE. Foi assistente de direção de arte, escreveu para o “Cinema Escrito”, “Esqueletos no Armário” e “Estranhos Encontros”, e é um dos organizadores do Cineclube XHY-247.
Galba Gogoia
Roteirista, atriz e diretora. Pernambucana e travesti, estudou Cinema na PUC-Rio e cursou a formação de Assistente de Direção da AADA-RJ. Possui experiência nos mais diversos segmentos do mercado do audiovisual (ficção, documentário e entretenimento). Já trabalhou com uma ampla gama de players e canais, dentre eles MAX, GloboPlay, PrimeVídeo,
Audible, TV Globo, Canal Off, além de projetos de cinema de produtoras independentes.
Filmes selecionados para o XI RECIFEST
2/1
Direção: Mateus Lacerda
Ficção – 2025 – SP
Dois criadores de porcos matam meninos no interior de São Paulo. Durante uma visita à cidade, eles conhecem um jovem vendedor de paçoca e lhe oferecem um emprego na pocilga.
A Vaqueira, A Dançarina e O Porco
Direção: Stella Carneiro e Ary Zara
Ficção – 2025 – CE
Uma vaqueira travesti encontra sua amada, uma dançarina negra, sob o controle de um porco sanguinário apaixonado por trufas. O que começa como uma fuga por amor aos poucos se transforma em um duelo surreal: um faroeste banhado a sangue, sororidade e resiliência.
A volta
Direção: Anny Stone
Ficção – 2024 – PE
Suzy (Sharlene Esse) retorna à cidade após anos distante para visitar sua filha Lia (Aurora Jamelo) e o marido Manu (Caeu Fidelis). No reencontro, segredos e complexidades de uma família transcentrada são revelados.
Americana
Direção: Agarb Braga
Ficção – 2025 – PA
Cinco amigas são detidas após uma briga em praça pública motivada por uma traição. Na delegacia, durante os depoimentos, segredos vêm à tona, revelando verdades inesperadas.
Ana Cecília
Direção: Julia Regis
Ficção – 2024 – RS
A pequena cidade onde Ana Cecília vive não comporta seus sonhos. Entre rusgas com a irmã mais velha e primeiras paixões, ela se depara com os desafios de entender quem é, dentro e fora da sua família.
Ana e as Montanhas
Direção: Julia Araújo e Carla Villa-Lobos
Ficção – 2024 – GO, RJ
Após a morte de uma de suas mães, Ana viaja entre memórias e imaginações, enfrentando olhares tortos de seus tios e buscando entender o novo mundo ao seu redor.
Cissa Tempo
Direção Oaj
Documentário – 2025 – SP
Após mais de 25 anos sendo chamada de “rainha do carnaval”, Cissa, a primeira mulher trans de Artur Nogueira, se afasta da fama e busca uma nova relação com seu corpo, longe da avenida e dos holofotes.
Como Nasce Um Rio
Direção Luma Flôres
Animação – 2025 – BA
Ayla acorda em uma paisagem montanhosa, cercada apenas por vegetações e um rio. Movida pela curiosidade e desejo de conhecer o lugar, ela embarca em uma jornada de descobertas e mergulhos. Ao descobrir onde está, descobre também a si mesma.
Da aldeia à universidade
Direção Leandro de Alcântara e Túlio de Melo
Documentário – 2025 – TO
Da aldeia à universidade é um documentário que fala das experiências e conflitos culturais dos indígenas Srowasde Xerente e Krtadi Xerente ao saírem da aldeia em busca de formação universitária.
Descamar
Direção Nicolau
Ficção – 2024 – DF
Em uma manhã esquisita, Gabi tem a sensação de ser absorvida por algo insólito.
Espelho da Memória
Direção Filipe Travanca e Roberto Simão
Documentário – 2024 – SP
A partir de materiais de arquivo da sua infância, gravações atuais e referências audiovisuais, Guinho reflete sobre o poder da memória, da arte e do afeto ao narrar a história de sua relação com a sua avó, Cida, mulher pioneira nas filmagens caseiras da família.
Geni & Thor
Direção Pedro H. Machado
Ficção – 2025 – PR
Geni e Thor são dois fugitivos perigosos e apaixonados que desejam deixar o crime. Porém, acabam se envolvendo no roubo de uma maleta, que deve ser entregue para a mulher misteriosa a partir das 18h17, em um posto de gasolina.
Lá na Frente
Direção Márcio Andrade
Animação – 2025 – PE
Quando Pedro e sua mãe recebem a notícia de que Raula não vai mais chegar, ambos encontram seus meios de atravessar a perda.
Lança-Foguete
Direção William Oliveira
Ficção – 2025 – PE
Lança-Foguete é um queer-ficção-científica-terror-psicológico que conta a história de Levi e sua mãe, que lidam com o luto de forma peculiar, após uma jovem trans ter sido uma das vítimas de misteriosas abduções extraterrestres que ocorreram na cidade do Recife.
MÃE
Direção Jöão Monteiro
Ficção – 2025 – RS
Em um Rio Grande do Sul marcado por desafios e preconceitos, Maria, uma mulher transexual, se encontra em uma jornada desafiadora: a maternidade. Ao lado de Dário, seu marido, ela assume a responsabilidade de criar seu filho, Zezim. Enquanto luta para construir uma vida digna e manter sua família unida, ela enfrenta o peso do racismo e da discriminação, desafiando barreiras sociais e pessoais. Sua história revela o poder transformador do amor, da coragem e da luta por um lugar.
Na Volta Eu Te Encontro
Direção Urânia Munzanzu
Documentário – 2024 – BA
Numa cidade negra situada abaixo da linha do equador, fortemente influenciada pelas revoltas caribenhas, a população rebelada contra os europeus toma as ruas comemorando independência e liberdade de seu povo preto e indígena. Perigosa e adepta de feitiçaria, ela faz uma festa clandestina em praça pública exaltando uma heroína Tumbalalá neste território onde Hauçás, prostitutas, carroceiros e bruxas são as donas de tudo e governam o lugar.
Os Quatro Exílios de Herbert Daniel
Direção Daniel Favaretto
Documentário – 2025 – SP
Os Quatro Exílios de Herbert Daniel é um documentário curta-metragem com direção de Daniel Favaretto que acessa a vida do escritor, sociólogo, jornalista e ativista brasileiro Herbert Daniel (1946-1992) exilado político por ser integrante da luta armada pela democracia e contra a ditadura, figura chave na construção de representatividade LGBT dentro da esquerda brasileira e na busca de direitos de pessoas vivendo com HIV no Brasil.
Pacto Pela Vida
Direção Luiza Côrte
Híbrido – 2023 – PE
O programa criado para proteger a população do Recife acaba sendo feito ao contrário quando, na pandemia de Covid-19, policiais jogam bombas de lacrimogêneo e usam sprays de pimenta fazendo com que pessoas passem mal; e vemos que o Pacto Pela Vida não é feito para as vidas dissidentes.
Ponto e Vírgula
Direção Thiago Kistenmacker
Ficção – 2024 – RJ
O recifense João chega ao Rio e adentra o mundo do carioca Vitor, após 30 anos sem vê-lo. Aos 70, os amantes assimilam passado, presente e possível futuro após a esposa de Vitor falecer e tanto de suas vidas parece ter chegado a um fim.
Queima Minha Pele
Direção Leonardo Amorim
Ficção – 2023 – AL
No calor de uma casa de praia, Rodrigo ressente Julio; Julio deseja Caio; Caio só quer se divertir.
Queimando por Dentro
Direção Enock Carvalho e Matheus Farias
Ficção – 2024 – PE
Nascido em uma família evangélica neopentecostal, Samuel cresceu no coração de uma religião que ganhou grande influência no Brasil nas últimas décadas. Enquanto começa a explorar sua sexualidade e abraçar sua identidade queer, seu mundo é abalado quando seu pai, de forma abrupta, o proíbe de dançar na igreja. Um ponto de virada em sua vida é iminente.
Todas as Memórias que Você Fez para Mim
Direção Pedro Fillipe
Ficção – 2024 – PE
José, um agricultor de 68 anos, dedica seus dias ao trabalho na roça e aos cuidados de seu esposo Luiz, de 71 anos, que sofre de Alzheimer. Entre as dificuldades do cotidiano e as lembranças que a doença de Luiz apaga, o casal enfrenta os desafios da vida juntos, até que algo muda suas rotinas.
Todo romance termina assim
Direção Marco Aurélio Gal
Animação – 2024 – SP
O azarado romântico escritor Enfaixado busca uma moral da história para explicar por que suas experiências no amor nunca terminam em “felizes para sempre”. O conflito piora quando… Ops, melhor não dar spoiler!
Tudo que Importa
Direção Coraci Ruiz
Documentário – 2024 – SP
Tudo Que Importa conta a história de três famílias de pessoas trans e os processos de acolhimento e celebração de suas identidades. Estas mães, pais e avós dão um passo à frente e decidem lutar por uma sociedade que respeite e valorize a diversidade. Realizado por uma cineasta que é também mãe de uma jovem pessoa trans, o filme conecta gerações mostrando histórias de amor, transformação e aprendizado.
Valéria di Roma
Direção Carlos Mosca
Ficção – 2025 – PB
Valéria, uma transsexual negra, atriz e cantora, encontra inspiração para seu trabalho, na busca por si mesma. Enquanto monta sua árvore genealógica num aplicativo de internet, descobre seu parentesco com a imperatriz Messalina.
Velcro
Direção Carol Lima e Renata Pimentel
Ficção – 2025 – PE
Velcro é mais do que um bar — é a realização do sonho de Dayanne no centro do Recife. Na noite de estreia, ela sobe ao palco com seu violão e sua voz, apresentando um repertório diverso. É ali que ela conhece Josy, uma jovem cantora marcante com uma voz poderosa. O encontro das duas dá início a uma história de amor e a uma dupla musical que transforma o Velcro no coração de uma rapsódia queer e sáfica, preenchendo a cidade com música, liberdade e uma revolução vibrante.




Deixe um comentário